terça-feira, 22 de julho de 2008

8º ENCONTRO: Avaliação e portfólio: Quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar com o portfólio.


O início deste encontro foi fantástico!
Como estamos em época de festa junina fomos presenteados com a Leitura Compartilhada do texto: Luiz Lua, pela nossa colega Nerinete, que além de contar a história interpretou durante a leitura um personagem característico do sertão. (O texto lido trata da história de Luiz Gonzaga.)
Após seu brilhante momento de leitura tivemos uma quadrilha improvisada, onde alegramo-nos com o ritmo que acompanha os passos da quadrilha, sendo este um momento de participação efetiva na cultura de nossa região.
Após este momento partimos para a reflexão destes diversos tipos de falas que temos em nosso país e percebemos a necessidade de valorização do aluno como um todo, como um ser que possui uma cultura que deve ser levada em consideração, também na hora de avaliá-lo em sala de aula.
Partimos então para a temática prevista para este encontro que era a avaliação. Neste encontro tivemos um proveitoso momento de debate e reflexão a respeito deste tema, que é algo muito importante para nosso fazer pedagógico.
É bem interessante perceber que as idéias as vezes se divergem, às vezes se completam e às vezes são as mesmas em nosso grupo.
Assim, a partir de um roteiro de perguntas sobre a avaliação estas foram algumas das respostas colhidas em nosso grupo:
1) O que é a avaliação?
v Momento de reflexão;
v Diagnóstico;
v Processo contínuo;
v Possibilidade de verificar resultados;
2) Para quê serve a avaliação?
v Para nortear o trabalho;
v Verificar resultados;
v Perceber o que deu certo;
v Valorizar os acertos;
3) De qual avaliação precisamos?

v Da auto-avaliação;
v Daquela que abandone à ênfase às notas;
v Daquela que favoreça o processo;
v Que tenha como foco o aluno e sua aprendizagem;
*******************************************
Como nós também estamos vivendo um momento de avaliação, não só em nosso fazer pedagógico, mas também neste curso do qual fazemos parte refletimos sobre este novo método de avaliar que é o portfólio.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de sua utilização, tanto para os professores quanto para os alunos?
Penso que muito tem a se ganhar com este recurso pois através do portfólio o professor não corre o risco de avaliar seu aluno de maneira imediatista, observando-o apenas em um único momento diante de uma prova escrita.
E pode com certeza fundamentar suas argumentações para a aprovação ou reprovação de seus alunos por ter em mãos quase que um retrato do ano letivo cursado por este aluno. Nem se precisa mencionar o quanto o aluno é beneficiado com esta proposta pois o mesmo passa a ser valorizado em seus pormenores.
Contudo, ao se utilizar apenas do portfólio como recurso de avaliação o professor corre o risco de impedir que seus alunos conheçam outras maneiras de se avaliar e tenham dificuldade quando forem prestar concursos públicos ou mesmo vestibulares.
É preciso então que o aluno conheça também outros tipos de avaliações para que consiga superar os processos classificatórios dos quais precisará enfrentar se quiser adquirir cargos públicos ou cursar a universidade, visto que as avaliações para estes ingressos são, em sua maioria, objetivas.

Nenhum comentário: