domingo, 13 de julho de 2008

7º ENCONTRO: Produção textual, coerência e coesão


Este dia foi um momento muito especial pois trouxe o lado teórico para uma aula super prática na qual nos envolvemos em grupo em produções textuais que nos mostraram o quanto fazemos uma relação de sentido entre as palavras.

Construímos um poema no qual foram utilizados apenas substantivos abstratos sem a presença de nenhuma outra classe gramatical.

Sentimos muita dificuldade em construir algo que nos fizesse sentido, porém, com muitas cabeças pensando vimos que muitas palavras tinham ligações umas com as outras ... e assim ficou o nosso poema:



Sentimentos

Amor...

carinho, emoção, perfeição, paixão, exigência, desilusão, saudade...


Amizade...

conquista, sentimento, sinceridade, compreensão, bondade, alegria, felicidade...


Ciúmes...

ambição, loucura, tristeza, dor, indiferença, covardia...


Juciléia, Gisele, Domingos, Luiza e Lucineide



Após esta construção textual, com as mesmas palavras que nos foram entregues pela tutora Valquíria, construímos desta vez um texto narrativo, o qual acredito que conseguiu ter mais coerência e coesão que o primeiro, por ter neste a presença dos ingredientes (ambiente, personagens, enredo, desfecho, tema, tempo cronológico/psicológico) e dos temperos ( coerência, coesão e elementos lingüísticos, tais como : preposições, conjunções, advérbios, pontuação) necessários para isso.

E este foi o texto que produzimos:


A viagem dos sentimentos


Numa ilha moravam todos os sentimentos. Num determinado tempo a ilha iria desaparecer e todos eles precisavam se salvar.

Porém, só havia uma maneira: num pequeno barco!

A desilusão nem entrou no barco porque não tinha uma forte emoção.

A exigência também não entrou pois queria a perfeição.

A ambição queria um barco maior que coubesse toda a sua loucura e indiferença.

O ciúme não foi pois queria levar consigo a tristeza e a dor. Contudo, as mesmas se afogaram em lágrimas.

A covardia ficou olhando com saudade de sua vidinha medíocre e acabou perdendo a viagem.

A paixão não embarcou pois não soube conquistar a compreensão dos outros tripulantes.

Enfim, os sentimentos que conseguiram seguir viagem e se salvar foram: o amor, a amizade, a bondade, o carinho, a alegria, a sinceridade e a felicidade pois juntos formaram uma base estável e unida para o barco prosseguir.

*******************************************



Este encontro possibilitou-nos então, a reflexão a respeito da textualidade, percebendo que os textos possuem uma característica em comum que é a necessidade de se fazer entender, de fazer sentido.

Afinal, de acordo com COROA ( 2004, p.15)

"É importante observar que não é por palavras isoladas ou sentenças soltas que nos comunicamos ou agimos no mundo: é por meio dos textos constituídos por palavras e sentenças ( por mais curtos ou mais longos que sejam) que a língua faz sentido. "


Nenhum comentário: