terça-feira, 22 de julho de 2008

9º ENCONTRO:Por que estudar gêneros e tipos textuais na escola?

É imprescindível que o estudante conheça e perceba a diferença entre os gêneros e os tipos textuais para conseguir se expressar, tanto oralmente quanto por escrito, de acordo com o que espera seu ouvinte ou leitor.
A escola é o melhor local para que a criança sistematize tais conhecimentos que com certeza já deve ter tido contato no mundo do qual faz parte, afinal, desde pequena ela convive direta ou indiretamente com este mundo da escrita, seja ao observar uma placa de trânsito, ao ver a mãe escrevendo uma lista de compras ou mesmo a receita do bolo de chocolate que ela tanto adora.
Cabe a escola mostrar os diferentes e amplos gêneros que existem e que não mudam com o tempo pois acabam tendo o mesmo objetivo. Como o e-mail, por exemplo, que nada mais é do que o bilhete que nossos pais e avós escreviam, visto que possuem as mesmas características: dar informações rápidas ao leitor.
Já os tipos textuais são restritos e se baseiam numa estrutura lingüística e escolha certa de palavras, sendo sempre algo estático. Os tipos são: argumentação, injunção, descrição, exposição e narração.
É promovendo o contato da criança com os diversos gêneros e com os tipos textuais que o professor irá exercitar em seus alunos as capacidade de reconhecer os fins para os quais este ou aquele texto foi construído. (COROA, 2004, p.33, fascículo 2)

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