terça-feira, 22 de julho de 2008

10º ENCONTRO: Qual a relação entre a oralidade e a escrita no estudo dos gêneros?






Começamos o nosso encontro nos distribuindo em duplas para a construção de alguns gêneros solicitados por nossa colega Érica. Cada dupla tinha como meta passar para o papel os gêneros sugeridos: receita, música, simpatia, dentre outros.
Os cartazes foram então expostos no quadro-giz e debatemos sobre os objetivos de cada um deles, a quem interessava e do que se tratava. Percebemos que os gêneros até mesmo pela estrutura como são escritos nos dão pistas do que se trata e para que serve sua escrita; ( uns para informar, outros para instruir, alguns para fazer rir, dentre outras utilizações.)
Percebemos perfeitamente o quanto a oralidade está bastante interligada ao estudo dos gêneros. Na verdade os próprios gêneros existem para atender aspectos da oralidade e da cultura do povo. Muitas travas e brincadeiras de roda por exemplo, que hoje conhecemos nos forma transmitidas através da oralidade e hoje estão senos registradas para que isso não se perca com o tempo.
O professor precisa perceber esta relação pois o aluno que lhe chega em sala de aula é um ser cultural traz consigo uma porção de gêneros que lhes são transmitidos pela família ou pela comunidade da qual faz parte. Aproveitar a "bagagem" do aluno é uma forma de valorização e de conquista da aprendizagem significativa deste aluno no âmbito de sala de aula.

Nenhum comentário: