quinta-feira, 13 de novembro de 2008

23º ENCONTRO- APRECIAÇÃO DOS BLOGS



FOI LONGA NOSSA JORNADA, MAS AQUI CHEGAMOS! É HORA DE APRECIARMOS O CAMINHO TRILHADO E VISLUMBRAR NOVOS CAMINHOS PARA O FUTURO!

Breve reflexão deste caminho trilhado


Depois de tantos encontros entre TEXTO, LINGUAGEM E INTERAÇÃO(1), debatemos, aprendemos e trocamos conhecimentos, convivendo com GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (2) diversos que fortaleceram ainda mais nossas práticas numa busca constante dos FATORES DE TEXTUALIDADE(3), da ORALIDADE, ESCRITA E REFLEXÃO GRAMATICAL(4).
A VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA(5) se fez presente em muitos momentos, seja nas reflexões do nosso dia a dia na prática pedagógica ou em nossas vidas de eternos estudantes que percebem, agora com mais clareza, a própria MUDANÇA LINGÜÍSTICA(6).
Houve momentos de prática e bastante leitura teórica que nos acrescentou para um trabalho cada vez mais coerente em sala de aula.
Enfim o TEXTO E a INTERAÇÃO: PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA ( 7 e 8) do curso foram os alicerces para a construção de novos conhecimentos, a solidificação do que já se conhecia e a percepção para a necessidade de um estudo constante para que possamos atuar com qualidade nas escolas públicas do Distrito Federal no estudo da Língua Portuguesa nos dias atuais.
Desta forma, vejo o curso como um caminho trilhado com bastante aprendizado o qual me forneceu ferramentas e "fôlego" para os novos caminhos que se apresentarão diante de minha prática de educadora.
Obs. Os números no texto referem-se aos números dos fascículos estudados no Módulo 2- "Alfabetização e Linguagem" e seus respectivos títulos.






3 comentários:

Professora Valquiria disse...

Sua reflexão está brilhante!!! E essa jornada só foi possível por meio do desempenho de pessoas como vc, é uma honra tê-la como cursita. E o caminho irá começar agora e espero que no meio(Início, fim) dele possamos nos reencontrar.
Beijos
Valquiria

Aisy Anne disse...

Adorei conhecer vc. Saiba que vc contribuiu muito para a minha independência virtual...

Bons bocados da Erika disse...

Reencontrar você foi um grande prazer e um aprendizado muito grande.
Quando eu crescer como professora quero ser competente e criativa como você.
Não quero perder o contato.
Bjoks,
Erika Teodora