quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

24º ENCONTRO


Oficina de Língua Portuguesa
( Encontro do dia 20/11/2008)

Este encontro foi marcado pela fantástica arte de ensinar de maneira lúdica e ao mesmo tempo contextualizada com a realidade da clientela com a qual lidamos em nosso dia-a-dia. Tivemos, assim, jogos e atividades que nos fizeram, mesmo que por um instante, voltar a nos sentir como as crianças em processo de aprendizagem.
Pudemos participar do Jogo do Dicionário através do qual precisávamos dar o sentido conotativo de uma palavra sorteada para que o grupo descobrisse qual era o verbete. Pelo que pude notar é bem mais difícil dar um sentido conotativo do que o verdadeiro sentido da palavra (sentido denotativo).
Tive também neste encontro a possibilidade de repassar a meus colegas cursistas algo que aprendi a algum tempo atrás com a professora Thelma, da Oficina Pedagógica de Planaltina, que é o que hoje chamo de Banco de palavras.
Trata-se de um livro de dobradura, o qual no início do ano ensinei a meus alunos para que o utilizassem para registrar as palavras de que tinham dificuldade na escrita para que sempre que precisassem escrevê-las pudessem recorrer ao mesmo.
Senti bastante receptividade e motivação por parte de meus colegas e fiquei feliz em saber que esta idéia pode ser divulgada junto a outros alunos.
Enfim, o encontro foi satisfatório e a meu ver atingiu seus objetivos previstos, dentre os quais se destaca:
· Despertar para a utilidade de jogos e atividades contextualizadas em sala de aula;
Neste encontro houve ainda a avaliação do curso e uma auto-avaliação. Isso nos permitiu refletir a respeito dos muitos encontros que tivemos e do quanto isso acrescentou em conhecimentos em nosso fazer pedagógico.
Particularmente adorei o curso e me senti bem a vontade para participar dos debates e reflexões, tanto durante os encontros ao vivo, ou nestes encontros via internet através dos blogs.
Nossa orientadora procurou ser bem mais que uma transmissora dos conhecimentos, mas principalmente uma amiga e aprendiz junto conosco. Podemos dizer que foi de mãos dadas que construímos nossos conhecimentos e, posso dizer com certeza, que a partir das experiências deste curso serei uma educadora bem mais eficiente nesta área de estudo de que tanto adoro que é: a Língua Portuguesa!

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

GISELE,
"UM GALO SOZINHO NÃO TECE UMA MANHÃ: ELE PRECISARÁ SEMPRE DE OUTROS GALOS..."(JOÃO CABRAL DE MELO NETO). CAMINHAMOS JUNTOS DURANTE O ANO E ME SINTO ORGULHOSA DE TER ENCERRADO UM CURSO COM CURSISTAS, OU SEJA, COM VERDADEIROS EDUCADORES COMPROMETIDOS QUE SÃO.
SENTIREI SAUDADES!
VALQUIRIA