domingo, 24 de agosto de 2008

13º ENCONTRO - Falando um pouco sobre ortografia

É muito importante que todos os profissionais da educação e não só os professores de Língua Portuguesa percebam a necessidade do trabalho constante que é o ensino da norma padrão.
Muitos educadores transformam este fazer num trabalho árduo o que muitas vezes ocasiona a construção de sujeitos que se desinteressam por este estudo.
Portanto, é imprescinível que haja, especialmente nas turmas de Educação Infantil e 1ª à 4ª série, motivações a mais, tais como: jogos, dinâmicas, dentre outras atividades que possam despertar a sua atenção.
Alguns exemplos de atividades que podemos sugerir são:
  1. Caça-palavras: palavras relacionadas a dificuldade que se pretende trabalhar;
  2. Loteria de palavras: Atividade na qual os educandos precisam marcar a opção correta de escrita de determinada palavra dentro de um contexto. Por exemplo: Escolher entre as palavras: Parte, partir e parti ; para completar a frase: A ___________ do filme que mais gostei foi aquela na qual a mulher cai do prédio e é salva pelo homem-aranha.
  3. Banco de palavras: Construção de livro a partir de dobraduras no qual os alunos registram corretamente as palavras que mais apresentam dificuldade ao longo das aulas;
  4. Ditado do aviãozinho: Registra-se no quadro uma porção de palavras para que os alunos as visualizem. Após a visualização o professor ditará e apagará uma a uma.
  5. Completar sequências de palavras com as letras a serem sugeridas: J ou G; R ou RR, por exemplo;

Nenhum comentário: