segunda-feira, 18 de agosto de 2008

12º ENCONTRO: Será que podemos ensinar a Língua Portuguesa como segunda língua?











Planaltina, 07 de agosto de 2008

Em meio a tantos estudos sobre a nossa língua materna: a Língua Portuguesa, tivemos hoje uma fantástica história em outra língua: a Língua inglesa.
A professora Flávia trouxe-nos a oportunidade de ouvirmos outro idioma e tentarmos através de uma história com ilustrações compreender o que se passava. Como foi interessante percebermo-nos como aprendizes! Senti-me como uma criança em processo de alfabetização. É bom de vez em quando mudar de lado em nossa visão e perceber como o ensino precisa ser algo assim: dinâmico, alegre e contagiante.
O dia de hoje também nos concedeu um ótimo espaço para a reflexão a respeito da ortografia, a qual acredito que se faz muito importante na medida em que os alunos vão se apossando da língua escrita e é preciso que haja a compreensão de todos quanto a mesma.
Percebemos em nossas reflexões que todos nós possuímos duas línguas: a língua materna ( a qual falamos) e a língua padrão ( a qual está extremamente ligada à grafia das palavras de forma unificada).
Assim, penso que é possível ensinar a Língua Portuguesa como segunda língua, visto que nossos alunos já chegam à escola com a sua própria linguagem, a língua materna que adquirem no dia-a-dia em sua casa.
Repito então as palavras de uma colega cursista que enfatizou que:

"O que o aluno já sabe não é descartável " Elizangela

Penso então que é possível utilizar o que o aluno já sabe para a partir daí construir conhecimentos relacionados à norma padrão.

Um comentário:

flavia disse...

Eu queria colocar fotos nas minhas postagens, mas não consigo. Help me, please!!! Ah, se puder também me envie por e-mail as fotos do encontro em que fiz essa apresentação que eu gostaria de montá-la no blog colocando o texto e as fotos. Será que é possível?