quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Literatura de cordel - Momento de leitura

Minha cidade


Autora: Gisele Cristina Tôrres Camelo


Minha cidade me encanta
Não por prédios ou passarelas
Nem por cenas curiosas
Vistas em TV, em novelas

Minha cidade me encanta
por seu jeito natural
Por trazer em suas entrelinhas
as noites belas do Natal...

as tardes de festas juninas,
as ruas de muito lazer
as praças com muitas crianças
ou pessoas fazendo crochê.

Minha cidade tem encantos
que em outros lugares não se viu
ela é única
dentro deste imenso Brasil

Uma cidade ainda pequena
em vistas a tantas que há
Mas muito grande em cultura
em diversidade, em sonhar

Cidade que sonha com o cinema
Com muito mais diversão
Cidade que mora aqui
Bem dentro do meu coração!

Foi em suas ruas
Que cresci e me criei
Correndo por entre os paralelepípedos
Que amigos conquistei

Nas quadras ou praças
De bicicleta andei
E de suas noites estreladas
Com a família desfrutei

Cresci ouvindo seu nome
E sabendo que eras também minha
Uma cidade de nome
Simples: Planaltina

Foi aqui que estudei
Em escolas que marcaram minha formação
e de todas a que mais me lembro
é do nosso patrimônio: o Centrão

Novos nomes vão chegando
Novos estudantes também
Mas nada pode apagar
Lembranças que a gente tem

Dos dias frios de inverno
Das tardes quentes de verão
Correndo por tuas ruas
Subindo em pé de jamelão
Ouvindo os mais velhos contarem
Histórias de assombração.

Planaltina tão querida
viva, real, cheia de glória
E onde quer que eu vá
sempre fará parte de minha história

Cidade de gente alegre
de povo trabalhador
que não tem medo de acordar
e viver com muito labor

Aqui sempre vivi
é onde aprendi crescer
quero poder no futuro
de algum modo te agradecer
fazendo com que o mundo
conheça sua cultura,
seus poetas, sua gente
e quem sabe sua arquitetura
Conheça seus trabalhadores,
vencedores a cada dia
pois trabalham semeando
as sementes da alegria.

Me vejo como uma árvore
Que fincou aqui suas raízes
De onde tiro o sustento
E procuro fazer outros felizes.

Cidade de minha família
Cidade de minha profissão
Cidade que guarda lembranças
Que espalha a emoção
Foi em suas calçadas
que vi muitos desfiles
vi pessoas caminhando
vi crianças felizes

Porém sei que aqui nem tudo são flores
há em nossa cidade ainda muita violência
pessoas que vivem dentro da intolerância

Mas não é por estas coisas
que hei de desistir
De fincar bem minhas raízes
E viver feliz aqui!

Em: 15/05/2008

( Texto produzido ao longo do concurso de Língua Portuguesa aplicado nas turmas de quarta-série do CEF- Nossa Senhora de Fátima, com o tema: O lugar onde eu vivo)

Nenhum comentário: