domingo, 12 de outubro de 2008

19º Encontro - Intertextualidade e o ensino da Língua Portuguesa







A intertextualidade tem um papel primordial no processo de letramento, visto que quando é dada a oportunidade ao indivíduo de se utilizar de seus conhecimentos prévios primeiramente para se apropriar da norma padrão, bem como quando ao mesmo é aberta uma gama de oportunidades de leituras, tanto mais acontecerá o letramento, o qual vai além da mera decodificação de signos lingüísticos.
Afinal letramento não se trata apenas de ler palavras descontextualizadas, mas sim de conseguir promover momentos de intertexto, bem como construir uma capacidade de ler e interpretar aquilo que foi lido.
De acordo com SILVA ( 2002) A intertextualidade "é um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode dar-se entre textos expressos por diferentes linguagens."
Desta forma todo texto é resultado de outros textos e quanto mais se lê mais temos a consciência da existência constante da intertextualidade.


ATIVIDADE PRÁTICA
Levando a intertextualidade para o fazer pedagógico

Como forma de ilustrar a intertextualidade presente em meu fazer pedagógico gostaria de deixar aqui registrado um texto de minha autoria que conta bastante com o intertexto, visto que me utilizo de personagens das histórias de Monteiro Lobato, tais como: Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia.
Trata-se de um monólogo teatral escrito para a abertura do Período Literário em nosso projeto: Arca de Noé, da escola CEF - Nossa Senhora de Fátima, que aconteceu no dia 06 de outubro deste ano.
Dois dias antes da peça teatral as crianças tiveram no pátio uma cesta gigante embrulhada para que tentassem descobrir o que havia dentro dela. É difícil descrever a curiosidade das crianças e a vontade que chegasse logo a segunda-feira (dia 06/10/08) para a abertura da grande surpresa!
Contudo o grande dia chegou e além de satisfazerem sua curiosidade todos puderam provar um pouco de intertextualidade, relacionando dados do texto: A grande surpresa com textos tais como: "Viagem ao céu" e 'A chave do Tamanho" de Monteiro Lobato.
Peça teatral:

Toca-se uma música bem tranqüila. Devagarzinho um presente gigante vai se abrindo... A personagem Emília sai de dentro e dança ao som de uma música bem animada com palmas. Após uma longa espreguiçada a música cessa e ela resmunga:
- Ah!!! Até que enfim vocês resolveram abrir este presente! Meu corpinho já estava apertadinho ali dentro que por um instante cheguei a pensar que tinha virado massinha de modelar! Já pensou? Eu, Emília, Marquesa de Rabicó reduzida a uma simples massinha de fazer bonequinhos? Isso é que não! ... Ops... o que é que vocês tanto me olham? Hei... vocês não estão achando que eu era a grande surpresa pesada que estava dentro do presente não, né? Claro que não... Eu também fiquei curiosa em saber o que tinha ali dentro e foi por causa da minha curiosidade que fui parar lá... Vou contá-los como tudo aconteceu: Sabem, eu estava lá no Sítio do Pica pau Amarelo, que é onde eu moro, sabe? Pois bem... Foi quando eu peguei o meu óculos de super visão e através dele vi esta escola aqui... e nesta escola vi este presentão, fiquei curiosíssima para saber o que tinha ali dentro, então fui até o Visconde de Sabugosa, que é um grande inventor lá do Sítio e pedi para ele um pouco do seu pó de Pirlimpimpim, que é um pó mágico capaz de nos levar aonde a imaginação desejar.
- Sabem, eu sou muito curiosa mesmo... um dia cismei de saber o que a tia Nastácia estava cozinhando dentro do forno e quase virei churrasquinho de Emília.
- Pois bem, o Visconde me deu uma pitada do super pó e vim para dentro do presente surpresa... e descobri dentro dele um verdadeiro tesouro! Passei horas e horas desvendando os mistérios que estão aqui escondidos.
- Se vocês quiserem posso até dividir estes mistérios com vocês. Mas tem um grande detalhe, vocês precisam estar preparados...Olhos arregalados, ouvidos atentos, nariz empinadinho e boca em profundo silêncio capaz de ouvir as batidas do coração. Conseguem?!
-Atenção, que o que eu vou mostrar para vocês é um dos maiores tesouros que o ser humano já criou, um tesouro capaz de levar dentro dele muitas coisas, um tesouro que só quem tem a coragem para abrí-lo consegue desvendar seus mistérios... Preparem-se para: O LIVRO ( Retira-se o livro e toca-se uma música bem animada).
Emília continua conversando com o público:
- Eu que sou uma pessoinha muito corajosa vou abrí-lo para desvendar seus mistérios!Ah... este aqui é de piada: VEJAM SÒ! Ah Ah !!! Querem ouvir uma? Está bem ( lê uma piada ou mais de uma).
-Olha... este outro é romance ( Toca uma música romântica do Roberto Carlos, por exemplo)
- Aposto que eles viveram felizes para sempre!!! Ah! O amor é lindo!
- Tem mais... olha... (Música de terror)
- Este me dá calafrios, arrepios do fio do cabelo até o dedão do pé. Só que eu sou corajosa, vou ler! (Lê um trecho do livro) (Toca a música de novo) - Acho melhor deixar para ler este em outro momento, de preferência junto com a vovó, senão de tanto medo posso até fazer "pipi" a cama! Nossa! Mas este presente realmente traz dentro dele muitos tesouros ... ( Lê mais alguns títulos tais como: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Sapo vira rei vira sapo de Ruth Rocha, Viagem ao céu e a Chave do tamanho de Monteiro Lobato)
-Queria poder ler todos de uma só vez. Quando leio consigo viajar por mundos distantes, me imagino princesa, fadinha e até bruxa má! Este presente é mesmo fantástico! Queria poder levá-lo comigo lá pro sítio para poder contar as histórias para o Rabicó, aquele porquinho medroso! Mas... me disseram que as crianças desta escola também adoram ler como eu... e acho que este presente é muito valioso para elas também!
-Tudo bem! Eu concordo em não levar comigo este presente mais tem duas condições: A 1ª : Vocês prometem que cuidam bem este tesouro? E 2ª ... posso vir até aqui de vez em quando para desvendar mais mistérios do presente mágico? Juram? Que legal!!!
( Toca o celular da personagem)
- Ops! Esperem um pouquinho parece que é a vovó ligando para mim. "Tá vovó"... (Tampa o celular e diz: Puxa! A vovó está meio brava por eu ter saído sem avisa-la e está tão apressada que me mandou um elevador-voador para chegar lá mais rápido! Tenho que ir! Tchau pessoal... e cuidem bem deste tesouro, e depois eu volto para visitá-los... Tchau!)
( Barulho de foguete)
Autora: Gisele Cristina Tôrres Camelo

2 comentários:

Charmosa Vike disse...

Amorzinho,

Você como sempre linda... E de Emilia então, só sucesso.

Sua mana que te ama
Me visita aqui nos:
www.charmosavike.blogspot.com
www.cantodereflexao.blogspot.com

Lise disse...

Muito legal, adorei.
parabéns