sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ÚLTIMO ENCONTRO: CONFRATERNIZAÇÃO

N
Tivemos momentos fantásticos em nossa confraternização, onde além de experimentarmos guloseimas maravilhosas pudemos apreciar gostosos momentos de trocas literárias!!!

Este curso se tornou para mim mais uma página incrível da história de minha vida e todos os membros deste grupo personagens inesquecíveis! Adorei conhecê-los!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EXPO-DREP



Momento especial de troca entre membros dos cursos ministrados neste ano pela Secretaria de Educação Básica em parceria com o CFORM- Centro de Formação Continuada de professores/Universidade de Brasília





Este encontro foi bastante especial, marcado por apresentações e exposições belíssimas!!! Vimos desde os livros produzidos por crianças da Educação Infantil, até os mais elaborados pelos alunos de 4ªs séries.
Muitos projetos foram expostos e pudemos ver o quanto nossa cidade é rica em termos de escolas criativas e profissionais dedicados.
Fiquei encantada com tantas idéias inovadoras que vieram enriquecer o nosso fazer pedagógico, fazendo-nos perceber outras formas de lidar com a Língua Portuguesa em sala de aula.
Desta maneira, para expressar com tamanha veracidade o que foi este encontro só mesmo estando lá presente, pois tantas cores e formas precisam ser vivenciadas para serem verdadeiramente percebidas... Assim como os abraços de companheiros de jornada só puderam ser sentidos no calor deste momento!


A meu ver, a I EXPO-DREP foi um sucesso!!! E nós somos privilegiados por fazer parte de tudo isso!

24º ENCONTRO


Oficina de Língua Portuguesa
( Encontro do dia 20/11/2008)

Este encontro foi marcado pela fantástica arte de ensinar de maneira lúdica e ao mesmo tempo contextualizada com a realidade da clientela com a qual lidamos em nosso dia-a-dia. Tivemos, assim, jogos e atividades que nos fizeram, mesmo que por um instante, voltar a nos sentir como as crianças em processo de aprendizagem.
Pudemos participar do Jogo do Dicionário através do qual precisávamos dar o sentido conotativo de uma palavra sorteada para que o grupo descobrisse qual era o verbete. Pelo que pude notar é bem mais difícil dar um sentido conotativo do que o verdadeiro sentido da palavra (sentido denotativo).
Tive também neste encontro a possibilidade de repassar a meus colegas cursistas algo que aprendi a algum tempo atrás com a professora Thelma, da Oficina Pedagógica de Planaltina, que é o que hoje chamo de Banco de palavras.
Trata-se de um livro de dobradura, o qual no início do ano ensinei a meus alunos para que o utilizassem para registrar as palavras de que tinham dificuldade na escrita para que sempre que precisassem escrevê-las pudessem recorrer ao mesmo.
Senti bastante receptividade e motivação por parte de meus colegas e fiquei feliz em saber que esta idéia pode ser divulgada junto a outros alunos.
Enfim, o encontro foi satisfatório e a meu ver atingiu seus objetivos previstos, dentre os quais se destaca:
· Despertar para a utilidade de jogos e atividades contextualizadas em sala de aula;
Neste encontro houve ainda a avaliação do curso e uma auto-avaliação. Isso nos permitiu refletir a respeito dos muitos encontros que tivemos e do quanto isso acrescentou em conhecimentos em nosso fazer pedagógico.
Particularmente adorei o curso e me senti bem a vontade para participar dos debates e reflexões, tanto durante os encontros ao vivo, ou nestes encontros via internet através dos blogs.
Nossa orientadora procurou ser bem mais que uma transmissora dos conhecimentos, mas principalmente uma amiga e aprendiz junto conosco. Podemos dizer que foi de mãos dadas que construímos nossos conhecimentos e, posso dizer com certeza, que a partir das experiências deste curso serei uma educadora bem mais eficiente nesta área de estudo de que tanto adoro que é: a Língua Portuguesa!