Os erros de grafia cometidos por nossos alunos são muitas vezes encarados como grandes problemas a serem sanados. Contudo, a tarefa de melhorar a escrita das crianças pode ser algo agradável e até mesmo divertido.
Isso então depende da maneira como cada educador procura ministrar suas aulas. Acredito que a melhor opção é aquela que torne o ensino significativo, quem sabe o que já foi citado na reflexão do encontro anterior: as dinâmicas, jogos e atividades que proponham o desafio às crianças! Elas adoram ser desafiadas!
Sabemos que além disso o educador precisa estar em constante reflexão a respeito das reais causas dos erros de grafia:
- Será que isso são marcas da língua falada pelo indivíduo, ou seja a transcrição fiel à sua fala?
- Será que o problema pode ser a falta de leitura?
- Será que o aluno ainda não teve contato com certas regras que permeiam a nossa língua?
- Ou será que a criança ao escrever estará sendo desatenta e escrevendo "errado" até mesmo aquilo que já leu bastante ou que já foi muito trabalhado pelo educador?
Somente fazendo estas indagações e procurando respostas a elas é que o professor poderá realmente traçar as suas linhas de traballho. E para isso faz-se necessário que este também adquira o hábito de ler e investigar, buscando recursos para ajudar seus alunos a obterem êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário