domingo, 29 de junho de 2008

4º ENCONTRO Variação Lingüistica

O tema deste encontro é sempre de grande importância que todos os profissionais da educação o debatam, visto que com certeza a fala dos indivíduos influenciam seus estudos em sala de aula.
Muitas vezes na escola e em outros ambientes há bastante preconceito e um destes preconceitos é o preconceito linguistico, no qual os indivíduos são analisados de acordo com sua fala e não com seus conhecimentos.

3º ENCONTRO -Como eu falo e como minha fala se apresenta para o outro

No encontro do dia 17/04/08 tivemos como incentivação a dinâmica: BLÁ-BLÁ-BLÁ, dinâmica que nos mostrou a comunicação através de gestos e falas inventadas. Foi possível através desta dinâmica perceber o quanto a nossa fala é importante e essencial em nosso dia-a-dia.
Fizemos várias leituras, inclusive a leitura de um quadro "O Abapuru" de Tassila do Amaral, percebendo que até mesmo em uma obra de arte há uma interpretação a se fazer.
O trabalho pessoal sugerido neste encontro foi responder às seguintes questões:
1. Quando falo quais pessoas ou personagens eu trago para minha fala?
2. Qual a sombra que meu discurso deixa para o outro?
Tais questinamentos possibilitaram ao grupo perceber em sua fala a influência de familiares, pessoas próximas, bem como a influencia relacionada ao local onde se está.
Foi bastante interessante perceber o quanto nossa fala sofre influencias de acordo com quem se fala, sobre o quê e onde.

domingo, 22 de junho de 2008

1º ENCONTRO- Como me constituí o professor que hoje sou?

Desde que ingressei na escola lembro-me de um forte desejo que tinha em conseguir ser uma educadora. Lembro-me que inclusive uma das brincadeira de que mais gostava era justamente brincar de escolinha.
O tempo foi passando e fui seguindo uma trajetória de estudos onde a cobrança que partia de mim mesma era sempre muito grande. Terminei enfim o magistério e lembro-me de me sentir meio perdida por não conseguir logo no início encontrar um emprego.
Porém, acho que tudo o que foi me acontecendo foi simplesmente para me preparar para algo muito maior no meu futuro.
Conseguí enfim ingressar no mercado de trabalho e justamente onde eu gostaria de estar. Trabalho na área da Educação com muito amor e dedicação pelo que faço.
Todos os anos procuro sempre estabelecer metas e uma delas é participar de diferentes cursos que me ajudem a estar antenada no mundo do qual eu e meus alunos fazemos parte.
Este ano estou tendo uma experiência bastante inovadora com este curso, onde além de estar abrindo bastante meus conhecimentos com relação à Língua Portuguesa, também está me oferecendo a possibilidade de um contato maior com o mundo novo de troca de informações que é a internet. Canal através do qual podemos perceber outras realidades e levar nossos conhecimentos a um número cada vez maior de pessoas.
O curso tem em si uma dinâmica bastante envolvente, com aulas teóricas e práticas, o que também está com certeza sendo fundamental em minha formação para a profissional que hoje sou.
Desde o início deste curso tivemos vários momentos de debates que nos enriqueceram bastante com relação a aspectos relacionados à linguagem.

Num de nossos primeiros encontros (10/04/08) pudemos debater sobre a nossa fala, percebendo aspectos tais como: o conflito existente entre a língua escrita e falada; o prestígio social dos falantes pertencentes a determinados grupos sociais; bem como a vivacidade da língua falada que é praticamente inatingível pela língua escrita.
A variação lingüistica esteve presente em todos os discursos e tivemos momentos para aprofundamento diante deste assunto.

domingo, 15 de junho de 2008


Não há nada mais gratificante que encontrar no sorriso das crianças razões para continuar aprendendo e crescendo como profissional da educação.
Gisele Tôrres